domingo, 27 de novembro de 2011

Desistir jamais! Lute até o fim!



Para refletir:


Faliu no comércio aos 31 anos, perdeu a eleição para deputado estadual aos 32, faliu novamente no comércio aos 34 anos, sua esposa faleceu aos 35. Teve colapso nervoso aos 36 anos, perdeu a eleição para prefeito aos 38, perdeu a eleição deputado estadual aos 46 anos, perdeu novamente a eleição para deputado federal aos 48, perdeu a eleição desta vez para o senado aos 55; perdeu outra eleição aos 58 anos.
Aos 60 anos foi eleito presidente dos Estados Unidos. Seu nome: Abraham Lincoln...

E VOCÊ NO INICIO DA SUA CARREIRA? AINDA QUER DESISTIR? NUNCA DESISTA, LUTE!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A filosofia do sucesso - Parte 1

 








  Elencamos, algumas frases das quais nos utilizamos todos os dias em tudo o que fazemos, podem não ser o segredo para alcançarmos nossos objetivos, mas nos refrescam alguns ideais que vamos perdendo na correria do  dia-a-dia!! 
vale a pena ler:





"Pessoas inteligentes falam sobre ideias,
Pessoas comuns falam sobre coisas,
Pessoas medíocres falam sobre pessoas."
(Platão)

 
“Grandes resultados requerem grandes ambições.”
(Heráclito)

“A genialidade é feita de 1% de inspiração e 99% transpiração.”
(Thomas Edison)

"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento."
( U. S. Andersen ) 
"Qual seu limite? Quais os obstáculos que se apresentam em seu caminho? Você é que faz seu destino, você que estipula seus limites, os obstáculos, esses existem, mas nunca são intransponíveis, tudo depende de sua motivação pessoal, de seu otimismo em relação a vida." 
(Luis Alves,coach e palestrante)

"Eu não conheço a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar todo mundo."
(Bill Cosby)


"Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem."
(Zig Ziglar )



"Algumas pessoas sonham com o sucesso, enquanto outras se levantam e trabalham duro para isso."
Anônimo

Tenha paixão em fazer o diferente, pois, o mesmo ja perdeu  lugar.
(Eduardo Nonato)









Falando sobre Estágio


         Aquele acadêmico que decide somente estudar durante o curso superior pode estar perdendo grandes oportunidades de agregar valor ao seu currículo. Acumular diploma não é diferencial, as empresas em geral estão muito preocupadas em contratar profissionais que tenham a junção de conhecimento teórico  e experiência práticas
          O estágio constitui o primeiro passo no mercado de trabalho, e seu comportamento durante esse período é fundamental para delinear o tipo de profissional que você será no futuro.
           Hoje no Brasil, de cada dez estudantes universitários apenas dois estão fazendo estágio e a há muitas vagas para diversos cursos contúdo é importante ao universitário que quer conquistar uma boa vaga no mercado  e agregar valor ao seu currículo fazer um ou vários estágios durante o curso.
       O grande problema enfrentado pelos estagiários é que algumas empresas os utilizam como mão de obra barata já que o  estagiário é uma pessoa que trabalha tanto quanto um funcionário legalmente admitido mas, com uma significativa diferença, não está obrigado a receber alguns direitos trabalhistas.Por isso neste período é importante absorver o  máximo de conhecimento possível que a empresa possa oferecer e tentar evitar abusos por parte da contratante.
        Alguns fatores são primordiais para garantir a permanência do estagiário em qualquer organização ou mesmo ser efetivado na mesma::


  •  Responsabilidade nas ações desenvolvidas;
  • Ser capaz de cumprir ordens estabelecidas principalmente pelos superiores- demonstra a Comprometimento com o trabalho e com a empresa,
  •  Assiduidade;
  • Confidencialidade são quesitos essenciais e sempre desejáveis em qualquer estagiário.
  • Alcançar a confiança dos superiores e
  • Se adequar a cultura da empresa;



               Mas nem todo estágiario é perfeito-

sábado, 5 de novembro de 2011

Mente empreendedora x mente operária


         A mente do Empreendedor é completamente o oposto da mente do empregado. Segue a paixão, em vez da remuneração.
        E fácil reconhecer categorias de pessoas que se ponham como escravos em relação ao trabalho. Desde pequenos ouvimos nossos pais chegarem cansados do emprego e denegrirem o sentido da palavra: trabalho.
        O Tipo que se sente oprimido se esforça pela remuneração que ganha e não dá oportunidade de expor seu potencial, já que muitas vezes considera o salário baixo para que venha a esforçar-se. O Tipo que tem a “síndrome do Fantástico” fica desesperado por saber que está chegando a hora de ir trabalhar.
Se você deseja algo, terá que mudar atitudes de comodismo, pois, provavelmente elas foram ensinadas por quem não conseguiu atingir os objetivos ou mesmo não os tinha. 
Cinco pontos de maior diferencial na mente empreendedora:
  1. “não é necessário fazer o que gosta, mas gostar do que faz” e se empenhar para que aquilo alcance resultados inimagináveis ou ultrapasse as metas impostas.   
  2. Acreditar no projeto, pois, se você mesmo não acredita não conseguirá convencer as outras pessoas de que funciona.
  3. Ter Coragem de transpor o senso comum: A coragem permite aos empreendedores de seguir os seus próprios instintos apesar da incerteza, para ousar fazê-lo, e seguir um caminho diferente.
  4. Trabalho árduo e disciplina: é necessário ser rígido no cumprimento de tarefas no negócio e talvez em principio focalizar apenas no negócio, pois exige grande esforço para sua concretização. 
  5. Networking: ter um bom relacionamento social e conquistar clientes e aliados que venham a ser propagadores da idéia e para gerar troca de conhecimentos, pode ser um grande fator de crescimento do empreendimento.

         O Brasil é o terceiro país do mundo em empreendedores, e ainda tem muito a crescer nesta categoria. Pessoas que tem vontade de serem escritores da própria historia e que se dedicam a construir um novo modelo de Trabalho tem tido grande sucesso em porem em prática idéias que até então lhes pareciam impossíveis. Se você acredita será capaz de fazer os outros acreditarem. Se você faz um trabalho diferente recebera uma remuneração diferente.

A Importância da Criatividade no Mercado Profissional



As coisas no mercado estão mudando com uma velocidade impressionante, e a criatividade é de extrema importância na carreira profissional do individuo que está inserido neste meio, está é vital para a sobrevivência do profissional. Ser criativo é ter a capacidade de criar e inovar algo usando recursos finitos, escassos. O criativo não se acomoda, não desiste em realizar algo que ele sabe que está ao seu alcance e que é possível e realizável.

Para estimular a criatividade, o mais importante é sempre estar atualizado com informações novas, interessantes, que inovem seu cérebro, sua imaginação, enfim fazer coisas diferentes. Não tentar usar o mesmo caminho, usar caminhos diferentes e reparar nos detalhes. Enxergar algo, já padronizado pelo cérebro, de outra maneira.

Uma coisa que atrapalharia sua criatividade, é pensar que existe somente um padrão para executar uma tarefa e a obrigatoriedade em executar este padrão. Outra, é você achar que a resposta para tudo é logica, esta estampada. Outro grande problema é o medo daquilo que as outras pessoas pensariam a respeito.
As pessoas criativas são muito disputadas no mercado, visto que são muito inovadoras, e tem grandes oportunidades em empresas que visam o crescimento profissional dos seus recursos humanos.

Invista em você mesmo, seja criativo, inove, renove e não se preocupe com as pessoas pensam de você, isto é o que menos importa. O que realmente importa é a sua carreira, o seu futuro, isto que é o mais importante.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Gerente de Projetos: O Profissional dos Riscos e Ganhos


   Este profissional raramente participa  das atividades diretas do projeto que produzem os resultados, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas. O  grande aumento da  demanda por esses profissionais pode ser atribuído a crise financeira em meados de 2009, ,pois as empresas tem se preocupado com diminuição de riscos.
      O Gerente de projetos (GP) pode ter formações diversas, ser experiente em alguma área, mas pode se especializar e já tem o inicio de uma carreira, ele precisa de um conhecimento amplo para por em prática um bom gerenciamento desde o seu planejamento até a sua execução e controle para poder executar o projeto dentro do objetivo traçado. Qualquer tipo de produto ou serviço — edifícios, veículos, eletrônicos, software de computador, serviços financeiros, etc — pode ter sua execução supervisionada por um gerente de projeto.

   A função do GP é  gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e integração) verificar seus desvios, suas prindipais atividades são:
  • Planejar;
  • traçar prioridades e  objetivos;
  • alocar recursos,
  •  verificar os riscos
  • verificar necessidades de aquisições;
  • comunicação entre os agentes do projeto ;
  • motivar a equipe;
O que é mais necessário para o GP é ter a capacidade de Montar e Liderar pessoas com as capacidades técnicas para a execução dos projetos, são elas:
  • Comunicação(o  gerente passa em media 90% do seu tempo gerenciando comunicação);
  • Organização- planejar ter visão critica;
  • Liderança - visão sistêmica;
  • Delegar e dar exemplos;
  • Ter criatividade ;
  • Conhecimentos técnicos do projeto.
A Certificação na área não é obrigatória, mas abre muitas portas, pois, garante que o profissional tem habilidades técnicas para trabalhar na área.  A CAPM (Certified Associate in Project Management) é uma boa opção para quem ainda não possui muita experiência com projetos, basta ter em media 1,5 mil horas como membro de equipe de projeto e o custo é de US$250  a US$300.
      A remuneração do GP é atrativa e varia de cordo com o tamanho do projeto. Quando o GP tem o conhecimento, tem a técnica, sabe planejar e ainda tem a certificação, o seu mercado não é somente o Brasil, o qual tem grande demanda por profissionais da área , mas também o mundo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

As Influências do Marketing Pessoal


    Pesquisas comprovam que das pessoas participantes da amostra 50% a 70% delas haviam sido contratadas por causa do marketing pessoal. Um gestor ou empresário muitas vezes opta por promover ou contratar alguém em quem tenha confiança e que conheça as  habilidades do que alguém que lhe apresente um currículo que supra e supere as exigências da empresa.

     O  Mkt.  Pessoal  engloba a rede de relacionamentos do profissional, conhecer pessoas influentes, fazer contatos frequentes e não perder os laços de afetividade com as pessoas. Também engloba o seu relacionamento com colegas de trabalho ou mesmo e mais importante com seus superiores, aqueles que serão possíveis responsáveis por promover ou indicar funcionários a promoção.

     Para melhorar seu marketing pessoal na empresa ou no circulo de relacionamentos  vale a pena estar disposto a ajudar as pessoas, sem querer se encarregar do trabalho dos outros o que pode sobrecarregá-lo e influenciar na qualidade das suas tarefas, Procurar ter visibilidade, ganhar a confiança e intimidade das pessoas, se mostrar maduro na resolução de problemas e mesmo no convívio diário  e procure destacar seus resultados positivos, ser empático- motivar os colegas e elogiá-los quando convém, trate cada um como seres únicos mesmo ao cumplementá-los, seja otimista, procure ser o funcionário referencia da empresa.

    Já com o seu superior, dialoguem, mostre o seu desejo de crescimento na organização, se ponha a disposição, comente sobre  coisas das quais ele espera ouvir, da avaliação positiva dos clientes, do crescimento da empresa se houver e tente evidenciar a sua importância  na empresa.

Estas pequenas atitudes em seus relacionamentos profissionais podem significar  a sua empregabilidade, as sua alianças de negócios, os seus prováveis clientes sem duvidas seu sucesso profissional.