A falta de tempo para executar metade das coisas que
precisa ou gostaria é uma reclamação muito comum entre profissionais,
especialmente os executivos. E na sociedade globalizada em que vivemos as
tomadas de decisões e os resultados devem ser em sua maioria executados em
curto prazo, e grande número de pessoas, para correr contra o tempo, acabam
caindo na sobrecarga de trabalho.
Para que isso não aconteça é necessário que o
profissional tenha noção de todas as obrigações e de todas as solicitações que
dependem da sua ação direta. Um grande problema que também atrapalha é a
ansiedade, por isso os profissionais não devem ver o relógio como um inimigo,
mas como um aliado, e que a ORGANIZAÇÃO é o segredo para aproveitar melhor o
tempo. Aliviar a memória também ajuda, uma dica é fazer uma lista de afazeres
em uma agenda, palmtop, etc, isto sempre ajuda a ganhar tempo. A mente deve
estar livre para decisões estratégicas e não ser usada como uma agenda.
Uma coisa também que não deve acontecer é a
reclamação da sobrecarga de trabalho (pura perda de tempo), o profissional não
deve permitir esta sobrecarga, e também deve levar em consideração que é
humanamente impossível fazer tudo sozinho, porque não distribuir as tarefas
entre os colegas que tenham capacidade para cumpri-la, caso seja chefe, delegue
uma equipe e tenha controle de todo o processo, mas concentrar-se muito mais
nos resultados que no processo, estando aberto a sugestões da equipe, sempre
mantendo o bom humor.
Na correria do dia-a-dia no ambiente empresarial, as
pessoas acabam deixando o lado pessoal, amigos, familia. E isto não deve
acontecer de maneira alguma. É preciso eleger prioridades, identificar o que de
fato é necessário e o que não é. A familia e os amigos não devem ser deixados
de lado, estes devem fazer parte do seu tempo livre, mas nada de receber
ligações da empresa e/ou trabalhar no computador em casa. Não trabalhe, quando
estiver em familia, amigos.
Se
o profissional souber conciliar tudo, não há problema algum. Há problema se
acontecer o esquecimento das pessoas importantes e isto sim é errado
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