sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aprendendo a Administrar seu Próprio Tempo

A falta de tempo para executar metade das coisas que precisa ou gostaria é uma reclamação muito comum entre profissionais, especialmente os executivos. E na sociedade globalizada em que vivemos as tomadas de decisões e os resultados devem ser em sua maioria executados em curto prazo, e grande número de pessoas, para correr contra o tempo, acabam caindo na sobrecarga de trabalho.
Para que isso não aconteça é necessário que o profissional tenha noção de todas as obrigações e de todas as solicitações que dependem da sua ação direta. Um grande problema que também atrapalha é a ansiedade, por isso os profissionais não devem ver o relógio como um inimigo, mas como um aliado, e que a ORGANIZAÇÃO é o segredo para aproveitar melhor o tempo. Aliviar a memória também ajuda, uma dica é fazer uma lista de afazeres em uma agenda, palmtop, etc, isto sempre ajuda a ganhar tempo. A mente deve estar livre para decisões estratégicas e não ser usada como uma agenda.
Uma coisa também que não deve acontecer é a reclamação da sobrecarga de trabalho (pura perda de tempo), o profissional não deve permitir esta sobrecarga, e também deve levar em consideração que é humanamente impossível fazer tudo sozinho, porque não distribuir as tarefas entre os colegas que tenham capacidade para cumpri-la, caso seja chefe, delegue uma equipe e tenha controle de todo o processo, mas concentrar-se muito mais nos resultados que no processo, estando aberto a sugestões da equipe, sempre mantendo o bom humor.
Na correria do dia-a-dia no ambiente empresarial, as pessoas acabam deixando o lado pessoal, amigos, familia. E isto não deve acontecer de maneira alguma. É preciso eleger prioridades, identificar o que de fato é necessário e o que não é. A familia e os amigos não devem ser deixados de lado, estes devem fazer parte do seu tempo livre, mas nada de receber ligações da empresa e/ou trabalhar no computador em casa. Não trabalhe, quando estiver em familia, amigos.
Se o profissional souber conciliar tudo, não há problema algum. Há problema se acontecer o esquecimento das pessoas importantes e isto sim é errado


Sem comentários:

Enviar um comentário